domingo, 25 de abril de 2010

Conheça um pouco a história do museu do trêm

CONHEÇA UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO MUSEU DO TRÊM
___________________________________________________________




   A Estação Ferroviária de São Leopoldo foi a primeira a ser construída no Rio Grande do Sul e iniciada em 26 de novembro de 1871.
   Esta estação faz parte da primeira estrada de ferro que, partindo de Porto Alegre, passava por São Leopoldo e alcançava Novo Hamburgo.
   Sua finalidade principal era trazer um transporte moderno para o Vale dos Sinos e levar a sua produção a Porto Alegre.

   Esta ferrovia foi contratada com o Governo do Estado pelo empreendedor inglês John Mac Ginity, sendo criada a empresa “ The Porto Alegre and New Hamburg Brazilian Railway Company Limited” para sua construção. Sua sede era em Londres – Inglaterra até 1907.
   A primeira etapa ficou pronta em 14 de abril de 1874, data em que correu o primeiro trem entre Porto Alegre e São Leopoldo.
   Em 1º de janeiro de 1876 concluiu-se a segunda etapa, quando o trem alcançou Novo Hamburgo.
Esta estrada de ferro foi estendida até Taquara, por João Corrêa Ferreira da Silva, onde chegou em 15 de agosto de 1903, alcançando Gramado em 1922 e Canela em 1924, vencendo um desnível de 798 metros.

   Com o correr do tempo, e atendendo à política de desativar os ramais antieconômicos, o trecho entre Novo Hamburgo e Canela foi suprimido em 1963. Aconteceu o mesmo em 1965 com a linha Rio dos Sinos a Novo Hamburgo.
   Na década de 80 pararam os trens entre Esteio e São Leopoldo e, em 1984, só ficou em tráfego Porto Alegre – Canoas.

   A Estação Ferroviária de São Leopoldo veio pré-montada da Inglaterra. É a única no seu gênero no Brasil.
   É toda de madeira e coberta de zinco pelo lado de fora. Acreditavam os construtores da primeira estrada de ferro que os índios brasileiros iam agir como os pele-vermelhas norte-americanos que rodeavam a galope a estação e atiravam flechas incendiárias.  O zinco foi colocado para impedir que a estação fosse incendiada.
   O Museu do Trem foi idealizado pelo prefeito de São Leopoldo, Henrique da Costa Prieto, e inaugurado em 26 de novembro de 1976, sob a responsabilidade do Museu Histórico Visconde de São Leopoldo que assinou um termo de compromisso com a R.F.F.S.A
   Em 1983 a R.F.F.S.A. retoma o Museu do Trem, iniciando uma completa restauração da estação e instala o Centro de Preservação da História da Ferrovia no Rio Grande do Sul, sendo inaugurado em março de 1985
   A intenção de preservar a estação pioneira deve-se ao fato de as obras do Trem Metropolitano – Trensurb, projetar suas linhas sobre a área ocupada pelo prédio, urgindo protegê-lo. E graças a compreensão dos responsáveis pelo Trensurb, o progresso dessa vez não destruiu o passado.

   Em junho de 1990, face a nova situação econômica no país, a R.F.F.S.A. resolve fechar o Museu do Trem.
   A comunidade leopoldense não aceita a idéia e inicia uma campanha pela permanência do Museu.
   Em 2 de outubro de 1990, depois de uma série de diligências, o Museu do Trem foi tombado como patrimônio histórico, por intermédio de Carlos Appel, Secretário de Cultura do Rio Grande do Sul.

   Em janeiro de 1991 foi feito um comodato entre a R.F.F.S.A. e a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, a quem coube zelar pelo Museu do Trem
   Em suas dependências está hoje instalado o Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que responde pela sua coordenação e funcionamento.

   No ano 2000 foi feita nova e completa restauração dos prédios, carros, vagões e locomotivas sob a responsabilidade do Trensurb.
   O prédio do antigo Armazém, também sede do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, abriga a Biblioteca e todo o acervo histórico da R.F.F.S.A. no Rio Grande do Sul.


 
 
 
   Hoje em dia a antiga estação férrea se tornou um ponto turístico da cidade e todo último sábado do mês reserva o seu estacionamento para o encontro mensal de carros antigos de São Leopoldo.


Fonte literária:  Sindicato do Comércio Varejista de São Leopoldo
_____________________________________________________





Um comentário:

  1. que bom que existem saudozistas iguais à voçês, isso prova que a nossa história automobilistica não morrerá :

    ResponderExcluir